Últimas Postagens





O que fazer quando perder o celular?



Todo mundo já passou por uma situação desse tipo, o celular sumiu, simplesmente desapareceu ou você apenas emprestou para alguém fazer algo e esse alguém sumiu com seu celular. Hoje discutiremos a respeito de algumas maneiras de segurança em relação ao seu próprio Smartphone.
É como diz o ditado: "Melhor prevenir do que Remediar", por esse motivo, é bom ter alguns cuidados enquanto o seu celular ainda está na segurança de suas mãos:
Vale lembrar que esse tutorial serve para dispositivos Android, futuramente farei um para dispositivos IOS


1º Conectar sua conta Google

Mesmo que você não tenha uma conta Google, mas tem um dispositivo Android, é muito importante que tenha sua conta conectada, com ela você pode utilizar de forma segura, diversos apps e serviços da famosa Google, entre eles, um aplicativo que rastreia seu celular onde quer que você vá, basta você permitir que a Google irá lhe seguir.
Para conectar o seu Smartphone à google, é muito simples:
Crie uma Conta do Google caso você ainda não tenha uma.
Abra o app Configurações do dispositivo.
Toque em Contas depois Adicionar conta Adicionar depois Google Pesquisa Google.
Siga as instruções para adicionar a conta.
Se necessário, repita as etapas para adicionar várias contas.
Mais informações: https://goo.gl/muTbNk


2º Deixe os dados móveis ligado

Os dados móveis (famoso 4G ou 5G) é o serviço de rede ligado à sua operadora, o qual conecta seu celular à internet onde quer que você vá (limitado apenas à cobertura de sua operadora), com ele ligado, é muito mais fácil obter informações de seu celular em tempo real, caso não esteja conectado a nenhuma rede Wi-Fi e esteja fora de alcance.
Para ligar os dados móveis, basta seguir as informações:
Deslize o dedo do topo da tela para baixo.
Pressione o ícone de configurações.
Pressione Mais configurações.
Pressione Redes móveis.
Pressione o chip desejado.
Pressione Dados móveis para ativar ou desativar a função.

3º Deixe a localização no modo Alta Precisão

A partir do momento em que o 4G ou 5G estiver ativo, já será possível rastrear o seu celular, em uma precisão de cerca de 100 metros de raio da localização de onde o celular estiver, com o modo alta precisão, se o rastreio não localizar precisamente o aparelho, irá apontar em um raio de cerca de 10m do celular.
Para ligar o modo alta precisão:
Abra o app Config. do dispositivo.
Toque em Segurança e local Local. Se a opção "Segurança e local" não estiver disponível, toque em Local.
Toque em Modo. Em seguida, escolha: Alta precisão
Mais informações: https://goo.gl/hZSyKn


E o que eu faço no final?

Após todos essas precauções tomadas, o google irá coletar muitas informações a respeito dos lugares com o qual você frequenta e por onde você anda. Porém, não se preocupe, ninguém tem acesso a essas informações exceto você, todos os dados são guardadas de maneira criptografada.
Criptografia trata-se de um conjunto de regras que visa codificar a informação de forma que só o emissor e o receptor consiga decifrá-la.
Então, caso você perca seu celular, o Google será possível localizá-lo (caso esteja ligado) ou no mínimo, ver qual foi a última localização (o último envio de dados para o servidor) de seu celular. Para acessar isso, basta entrar no site https://www.google.com/android/find?hl=pt-BR ou pesquisar no próprio Google "Encontre meu Dispositivo" e clicar no primeiro link. A partir daí, você entrará em um site próprio do Google que, após logar em sua conta, tentará entrar em contato com seu dispositivo e tentar localizá-lo, com os passos acima feitos, a probabilidade de encontrá-lo com maior precisão será maior.


O site contará com 3 Opções:

1. Reproduzir Som
Seu aparelho reproduzirá um som, no volume máximo, durante 5 minutos, mesmo que esteja no modo silencioso. Esse modo é útil não apenas para quando se perde o celular, mas também em casa, quando você simplesmente não consegue encontrá-lo.

2. Bloquear
Seu aparelho será bloqueado poderá exibir uma mensagem (escrita no momento do bloqueio) com o qual apenas irá desbloquear com a utilização de sua própria conta Google.

3. Limpar
Em casos extremos (celular roubado, furtado ou apenas perdido mesmo) é possível formatar remotamente seu celular. Esse é um caso extremo, com o qual não será possível recuperar dados do celular (exceto com técnicas avançadas de descriptografia e recuperação de memória) e o celular irá resetar ao ponto de fábrica. Isso impede que informações delicadas (como senha de contas ou de bancos) caiam em mãos erradas, porém, caso você encontre o celular após ter selecionado essa opção, como dito acima, não será possível recuperar as informações, exceto com técnicas avançadas de descriptografia e recuperação de memória.
E Afinal?
Todos os passos acima descritos, não descarta a possibilidade de ativação IMEDIATA da polícia, pelo contrário, é possível trabalhar em conjunto com a polícia para encontrar o aparelho, com as técnicas descritas.

Observações Importantes: 

Caso o aparelho estiver desligado ou com algum dos passos não feitos, o Google irá rastrear no máximo, a última localização do aparelho, com as configurações originais.
Caso o aparelho estiver desligado ou sem conexão com a internet, as opções ocorrerão (limpar, bloquear, reproduzir som ou rastrear) a partir do momento que o servidor da Google conseguir se conectar com seu aparelho.











Nenhum comentário