Últimas Postagens





Crie Partição Recovery No Windows – Padrão De Fábrica


Aprenda a criar uma partição de recuperação do Windows! Nesse tutorial, vamos mostrar uma forma diferente, porém muito eficaz.
Para isso, você vai precisar de uma ISO do Windows (pode ser personalizada) das versões Vista, e posteriores. Além disso, também do EasyBCD, que pode ser baixado no link abaixo.



Dica

Se você tiver feito sua ISO personalizada, será ainda melhor, pois na mesma, você poderá adicionar programas e outros. Assim, você poupará trabalho ao usar o sistema da Partição Recovery para reinstalar o Windows, caso precise.
Não sabe criar sua ISO do Windows com programas? Assista o vídeo abaixo.
No método que vamos usar, teremos como cenário a pós-formatação, onde já criamos um backup automático na unidade D. A “C” está instalada o Windows. Vamos criar uma nova partição usando a ferramenta de gerenciamento de disco do próprio Windows.
Para isso, clique no ícone de Meu Computador com botão direito do mouse. Em seguida, clique em Gerenciar. Por fim, clique em Gerenciamento de disco.


Criando A Partição

No gerenciador de disco, clique com botão direito do mouse na partição que tiver mais GBs livre. Depois, clique em Diminuir volume.
Na tela que será mostrada, escolha o tamanho da partição que iremos criar.
Nota: se for usar uma ISO personalizada/modicada ou com programas, verifique o tamanho da sua ISO, pois vamos copiar ela para essa partição, depois de pronta.
O tamanho da Partição Recovery depende do tamanho da sua imagem do Windows. Aqui iremos colocar 6200, que corresponde a 6GB e 200MB.


Agora, vamos ativar a partição e renomear ela com o nome Recovery. Portanto, clique com botão direito do mouse sobre a nova partição. Depois, clique em Novo Volume simples. Daí, vá só avançando as telas.
NÃO ESQUEÇA de colocar o nome da partição como Recovery. Se possível, a letra na unidade coloque A-B- ou D, pois vamos precisar disso mais a frente.

Agora, copie todo o conteúdo de sua ISO/DVD do Windows para a Partição Recovery.

EasyBCD
Instale o EasyBCD. Quando o executar pela primeira vez, mude o idioma para Português, logo na primeira tela que será mostrada.
Com programa aberto, clique no botão Adicionar nova entrada. Agora, em mídia portátil/externa, clique em “WinPE”. Depois, em procurar uma partição, aponte para a Partição Recovery, na pasta sources, e selecione o arquivo boot.wim. Por fim, clique em Abrir.


Adicionando boot.wim


Agora, clique no botão adicionar entrada e veja que uma mensagem confirmando que deu tudo certo será mostrada. Depois, clique no botão editar menu de boot.


Nessa opção “editar menu boot“, você deve renomear no campo a esquerda (imagem ilustrativa abaixo). Mude o nome “imagem NST WinPE” para o nome do Windows Recovery, que você está criando. Em nosso caso vai ficar Windows 10 Recovery.


Veja na imagem abaixo como ficou. Agora se atente na parte inferior, em opções do menu. Na opção contagem a partir de (segundos) mostra até quantos segundos depois que o PC for ligado a tela de boot com Recovery irá permanecer.
Com isso, se o usuário tomar uma ação, ou se não tomar, o sistema irá entrar normalmente. Por fim, clique em Salvar Configurações.


Com Tela De Boot

No passo acima, você viu como configurar um time para que a tela de escolha seja mostrada. Veja na imagem abaixo com fica.

Agora, se você configurar o EasyBCD, vá na opção de “editar menu boot”, e escolha a opção (assim como mostrado na imagem abaixo) “ignorar menu de boot”. Em seguida, clique em salvar as alterações.
Mesmo se tiver feito com time ativo, o sistema ligará sem passar pela tela Recovery.


Ocultando Partição

Depois de feita a Partição Recovery e programado ela com EasyBCD, vamos ocultar ela do sistema. Pressione a tecla com a bandeira do Windows+R. No campo para digitação, digite gpedit.msc e pressione Enter.


Em seguida, navegue pelas pastas seguintes e clique duas vezes em “ocultar estas unidades especificas em meu computador”. Segue a imagem abaixo.


Habilite, assim como mostrado na imagem abaixo. Veja também que agora vamos ter que selecionar a letra da nossa partição. Lembra que, em uns passos anteriores, pedimos para você deixar a letra da unidade A-B- ou D? Foi para chegar nessa etapa e ficar mais fácil.
Portanto, escolha a letra e clique em aplicar. Ao fazer isso, a unidade vai sumir do sistema e passará a ficar oculta.

Ativando O Recovery

Você escolheu não mostrar o menu do Recovery quando o computador for iniciado. Para ativar o Recovery e poder usar para formatar seu computador, você deve entrar no modo de reparação do Windows, pressionando F8 quando o PC é ligado (se for Windows 7).
Agora se for Windows 8, 8.1 ou 10, caso apareça algum erro no sistema, ele vai sozinho entrar no modo de reparo. Daí, você vai poder ver a tela de Recovery. Mas você também pode fazer isso manualmente com sistema do Windows ligado.
Essa dica é válida apenas para Windows 8, 8.1 e 10. Com Windows ligado, pressione a tecla SHIFT, e sem soltar, reinicie seu computador, que a tela Recovery será mostrada.

Pronto
Agora sempre que precisar, você pode reinstalar seu Windows sem problemas. Se você usou um ISO com programa, tudo fica mais simples. Para isso, é só selecionar a partição Recovery quando o sistema reiniciar e seguir as etapas da formatação que você já conhece.


LEMBRE-SE: na formatação, NÃO APAGUE a Partição Recovery. Você poderá usá-la quantas vezes for necessária. Poderá até mesmo mudar a ISO dentro dela. Mas para isso, você precisa usar o EasyBCD novamente.


Fonte: SayroDigital


Nenhum comentário