Tenha um Servidor NAS com OpenMediaVault
Além disso, o OpenMediaVault também permite arranjos de discos, gerenciamento de volumes lógicos, verificações SMART em discos, notificações por email, agregação de links e possui alguns plugins para recursos adicionais.
Um NAS baseado em Linux Grátis
Por ser um NAS open source e poder ser instalado em praticamente qualquer tipo de plataforma de hardware (como antigos PCs ou servidores), o software OpenMediaVault ganhou popularidade rapidamente, pois possibilita centralizar e compartilhar dados em qualquer rede local doméstica.
Mas como qualquer outro software NAS Linux de distribuição gratuita, o outro lado da moeda é que OMV exige um bom conhecimento de Linux para ser instalado, por isso nem sempre seus instaladores fazem isso corretamente.
Por ser voltado para uso residencial, o software não possui recursos como o sistema de arquivos ZFS, voltado para administradores de TI e presente no FreeNAS.
Apesar disso, o OMV permite a instalação do ZFS através da instalação de plug-in e deve ser considerado, pois proporciona uma melhor integração de hardware e software, arranjos de discos mais sofisticados e altamente tolerantes a falha (RAID-Z), snapshots e outros recursos de servidores de arquivos profissionais.
A instalação do OpenMediaVault
Além de um servidor de arquivos em rede com suporte a protocolos como CIFS(Samba), FTP, NFS, rsync e AFP, o OpenMediaVault suporta serviços de verificação de discos S.M.A.R.T., autenticação local de usuários e arranjos RAID (0,1,5,6 e 10) via software (mdadm), tudo configurável através de acesso via internet.
Como o sistema pode ser instalado em qualquer drive SSD, disco rÃgido ou pen-drive USB, surgiram diversas aplicações que tiraram vantagens desse recurso, transformando pequenas unidades de armazenamento USB em "verdadeiros" storages NAS.
Atualmente o OpenMediaVault é distribuÃdo em forma de imagem ISO, código fonte aberto e, até a versão 4.x era possÃvel executá-lo a partir de um CD, mantendo todos arquivos de configuração gravados num único disquete formatado MS-DOS ou pen-drive.
Manter dados de uma empresa em sistemas baseados em OpenMediaVault é seguro?
Por ser uma plataforma de código aberto, quem implementa o OpenMediaVault corre o risco de não receber um suporte técnico de qualidade, pois sempre dependerá da disponibilidade e boa vontade de terceiros (desenvolvedores e outros usuários).
Como a maioria das empresas não podem confiar no suporte "Open Source" para aplicações de com missão crÃtica, o OpenMediaVault quase nunca é considerado como opção para o armazenamento de dados em ambientes corporativos.
Além disso, devido a dificuldade de encontrar mão de obra especializada, suporte técnico e de possuir um SLA (service Level Agreement) que não atende demandas profissionais, profissionais de TI geralmente optam por sistemas de armazenamento completos, ou seja, que incorporam hardware, software e serviços numa única solução.
Assim, implementar qualquer solução NAS "open source" sempre é uma aposta de risco para pequenas e médias empresas.
Infelizmente o esforço para criar, apoiar e manter qualquer sistema aberto funcionando normalmente é maior do que comprar um NAS de algum fabricante como Qnap ou Infortrend e ser beneficiado com o suporte pós-venda.
Com a redução dos valores dos network attached storages, hard disks e memórias SSD, alguns fabricantes tem incorporado sistemas operacionais de armazenamento cada vez mais robustos, como o QTS (Qnap) ou o DSM (Synology).
A vantagem clara nesses casos é que a oferta dessas soluções acompanham serviços importantes como diversos aplicativos úteis, consultoria, suporte pré e pós-vendas bem como assistência técnica sem que o preço final da solução seja impactado.
Forte Abraço!
Fonte: Controle Net
Nenhum comentário